sábado, 24 de janeiro de 2015

“Todos os seres humanos têm desejos extraordinários. Há momentos em que você se rejubila com as coisas, outros em que elas o entristecem. Os altos e baixos fazem parte da vida de cada um. O mais importante nessa existência é fazer algo que seja benéfico para os demais. É preciso verdadeiramente ter uma atitude altruísta: isso é o que dá sentido à vida." Dalai Lama

Eu estava sendo totalmente benéfico a minha própria razão. Não estava pensando nos outros, somente em mim. Essa atitude foi errada, egoísta, prejudicial a mim mesmo. Como posso pensar em ser algo que não sou. Todos os seres humanos são extraordinários a sua maneira, e temos que ser rejubilados diante das coisas boas e tristes, nos seus momentos de alto e baixo astral. O sentido da existência humana, se dá no controle do verdadeiro sentido da vida, que é o amor verdadeiro.


"Tem sempre presente que a pele se enruga, que o cabelo se torna branco, que os dias se convertem em anos, mas o mais importante mão muda: tua força interior." Madre Teresa de Calcutá

As pessoas envelhecem. Se tornam mais vivas e menos vivas. Se tornam mais maduras e menos maduras. Se tornam menos enrugadas e mais enrugadas. Se tornam mais felizes e menos infelizes. Poderíamos por milhares de situações que acontecem com uma pessoa entre a tenra idade e a velhice propriamente dita. Não sei se estou ficando velho, com meus cabelos brancos, minha barba por fazer e com rugas aparecendo por entre os olhos. Sei que estou ficando maduro e consciente de que o mundo pertence aos mais velhos, porém velhos de maturidade exacerbada. Eu sei que a palavra exacerbada, pode conter algo mais exagerado ou alguma coisa que aumentou exponencialmente. Mas, não digo nesse sentido, e sim na projeção de zelo que temos que ter com as pessoas a nossa volta e o mundo a nossa frente. Graças a Deus, sou uma pessoa madura, exacerbada, exagerada e feliz com meus aspectos controversos. Porém, que não é? Escrevo o que penso, o que passa pelo meu coração e assim mantemos um diálogo saudável. Vamos nos tornar pessoas mais felizes a partir de agora, sempre levando com sigo uma pitada de amor, de esperança, de alegria e felicidade. Isso é o que falta para tornar o mundo mais humano. Por favor, vamos esquecer das doenças. Tenho milhares de problemas de saúde, mais sou feliz e contente, isso que importa e é isso que me deixa feliz.


'' ... Se você vive julgando as pessoas, não tem tempo para amá-las ... '' Madre Teresa de Calcutá

Será que não tenho mais amor para dar as pessoas? Será que meu amor é vazio como o vento gelado de inverno? Será que meus pensamentos sobre o amor são secos e áridos como o verão do Saara? Não sei dizer e nem responder essa pergunta tão difícil para mim, nesse exato momento. Eu tenho certeza que o amor que sinto pelas pessoas é gigante, do tamanho do mundo, porém não me sinto assim hoje. Por que? Tive uma noite maravilhosa de sono e no lado do travesseiro, tinha a pessoa mais linda e sem maldade no coração, meu cachorrinho chamado Pitty. Na verdade é Brand Pitty, batizado pela minha esposa. Enfim, fazer o que! Acordei de manhã como sempre faço e fiz a pergunta a Deus: Quero ser feliz ou triste hoje? Não tinha uma resposta definida e tão pouco conclusiva para o dia de hoje. Sempre fui tão alegre, feliz, contente, amável, carinhoso, humano e muitas outras coisas que me importam. Mas, agora, não sou nada. Ninguém quer um corpo vazio, entre outros corpos vazios, andando por aí, sem sentimentos e alma. Será que Madre Teresa de Calcutá poderá me ajudar a responder minha questão de amor? Só de ver o sorriso lindo, me sinto emocionado. Mas, e o amor que sinto, onde está? Não sei, não faço ideia e juro que não está debaixo do meu travesseiro.


sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

"Uma alma morta é uma alma completamente conformada." Charles Péguy

Não acredito em almas que se sustentam somente no fio da navalha ou se conformaram em não existir. A alma é tudo na vida de uma pessoa. Eu tenho uma alma maravilhosa, cheia de muita esperança e repleta de muita alegria. As pessoas que se iludem e dizem que estão conformadas, estão completamente erradas. Todo o ser humano tem uma alma, triste ou feliz. Por que não trazer sua alma para a felicidade, para a harmonia de bons amigos e livre de preconceitos. A vida seria uma coisa perfeita e humana, diante de tudo que acontece no mundo. Eu penso nas pessoas que não possuem uma alma piedosa e carente de afeto. Infelizmente existem pessoas que passam por problemas, e esses problemas sempre possuem uma solução. Imagine uma criança com câncer, um adulto prestes a morrer sem um coração, pessoas com acidentes vasculares cerebrais, derrames e até mesmo uma profunda depressão. São coisas horríveis e inimagináveis a olhos humanos. Eu passei por tudo isso: tive duas operações de coração aberto, tive dois acidentes vasculares celebrais, depressão profunda, pus um marca-passo e sofri igualmente com o câncer da minha esposa. Agora te faço uma única pergunta: Minha alma estava morta diante da conformidade da vida? Em absoluto, sempre esteve viva e sempre estará diante de qualquer sacrifício que irei passar no futuro. Não pense que minha vida será um mar de rosas ou floridas com laranjeiras. Infelizmente terei que operar novamente, novamente e novamente, até que Deus me chame. Isso me deixa triste e infeliz, com a alma conformada em viver assim para sempre? Claro que não! Terei várias cirurgias para troca de bateria para o marca-passo e terei mais duas operações de peito aberto para trocar as válvulas do meu coração. Graças a Deus tenho forças para lutar e animo para fazer o que eu quiser. Agora te faço uma pergunta: E você, meu amigo e amiga, você possui uma alma conformada diante da maravilha que a vida pode proporcionar? Desculpe, mas você realmente precisa muito conversar com alguém e ver que tudo, absolutamente tudo, vale muito a pena ser vivida.



"O mais irritante no amor é que se trata do tipo de crime que exige um cúmplice." Charles Baudelaire

Detesto amar! Sempre me complico com atos tão simples e complexos. Simples, por que para amar, não precisa de nada, só de um amor correspondido. Seria tão bom se todos tivéssemos uma chave, e nela pudéssemos encontrar um amor correspondido entre dois corações. Seria o amor perfeito! Mas amor perfeito, é exceção. Os complexos, amores complexos, esses são totalmente fora de contexto e habilmente fora de diagrama. Felizmente temos algo para controlar nossa ansiedade entre corações complexados: a calma. Sim, realmente é a busca do amor que falo, com toda e absoluta razão. Hoje, é difícil encontrar pessoas que se julgam capazes de amar, de se relacionar, de se conhecer, de se dar uma chance, por pequena que seja. Penso muito nas relações que tive, e vejo que aprendi muito em cada situação. Sou bem cauteloso em amar alguém, porém se amo, é para sempre. Então, não vamos buscar amores simples e complexos para nossas vidas. Vamos simplesmente procurar o coração que bate um pelo outro. 


"Todos nós vamos morrer, que circo! Só isso deveria fazer com que amássemos uns aos outros, mas não faz." Charles Bukowski

Todos nós vamos morrer. Fato! Indiscutivelmente é um processo natural, biológico e moralmente apto a qualquer julgamento. Só que as pessoas deveriam se amar mais, beijar mais, abraçar mais, fazer muito carinho e outras coisas bem cativantes. Porém, as pessoas não fazem nada disso. Felizmente sou um pequeno e medíocre poetinha, que vive das ilusões de outros grandes e perfeitos mestres da escrita e do saber. Isso me ensinou muito a pensar e entender o quanto a vida é curta, e que não vale nada se decepcionar com questões tão pequenas. Eu penso sempre grande, sempre em um ótimo astral, para que eu possa ver o quanto eu sou feliz e pretendo levar essa felicidade para outras pessoas. Isso é a forma que quero crescer, viver e morrer de uma maneira normal. Porém, jubiloso aos olhos das pessoas que acreditam ou iram acreditar nas minhas palavras, em um futuro bem distante.  


"Eu estava deitado na cama a noite e disse: “Eu vou desistir, pro inferno com isso!”. E outra voz em mim dizia: “Não desista! Salve uma pequena brasa, uma faísca. E nunca dê essa faísca, pois enquanto você a tiver, sempre poderá começar uma chama maior." Charles Bukowski

Todos nós temos algo para queimar, mesmo que seja uma pequena faísca. Eu nunca apagaria meu fogo, pois dele vem a inspiração dos projetos e conquistas. Graças a Deus eu penso muito nas coisas que pretendo alcançar, mesmo que demore muito ou pouco tempo. Ela sempre iram trazer a resposta que você procura, através de uma pequeno pedaço de madeira chamuscada de fogo.


"Às vezes as coisas são o que apenas parecem ser, sem nada demais." Charles Bukowski

Será que estou louco? Não sei se estou. Apenas seguindo um caminho, que acho justo e sincero comigo e com as pessoas que precisam de mim. Pode ser loucura ou não, mas acredito tanto nas coisas que seguem minha jornada e que abrem portas tão expeças. Acredito nas coisas como elas devem surgir, naturalmente. Não sou um doido, varrido, de cabelos imundos, batendo de porta em porta, procurando algo para dizer. Eu busco uma identidade própria para minha vida, uma verdade única para minha existência e uma singela harmonia de todos os fatos. Isso para mim, não é loucura e sim fatos a serem traçados e perpetuados diante do mundo. Mundo tão gigante! Eu querendo abraçar o mundo inteiro. Acho que cheguei ao início da questão. Não sou louco não, só quero abraçar uma pessoa por vez.


"Assim eu vejo a vida..." Cora Coralina

"A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver."

Cora Coralina

A vida tem duas faces: positive e negativa. Não levo nada para o negativismo, por dele não me serve de nada. Agora, o positivismo, é minha grande aliada e meu sustento de vida e alegria. Sem ele não podemos viver, e tão pouco sonhar. Sonhar é uma coisa bela e com atitudes gloriosas. A vida é dura para todos, mas sempre levamos coisas maravilhosas para a nossa eternidade.


"Os operários não têm pátria." Karl Marx

Já havia dito a algum tempo atrás sobre a admiração que tenho por Karl Marx. Não pelas aulas de finanças que tinha na faculdade, mas pelo método e dinâmica tratada pelas suas frases. Infelizmente o pobre operariado não tem vez mais nesse Brasil, pois os políticos tomam nosso dinheiro e se lambuzam ao sol com champanhe. Tenho nojo das coisas que dizem de bom do Brasil, por de político, estou de saco cheio. Enfim... um pouco da revolta humana na terra brasileira e chauvinista. 


"A vida é muito curta para ser pequena." Benjamin Disraeli

A vida é curta demais! Pequena como os grãos de areia que escorrem por entre os dedos. Infelizmente é assim que a vida é vivida, e não podemos mudar nada. Porém, podemos mudar a vida de forma muito mais simples e coerente diante da fé. Pense nisso?



"Se alguém procura a saúde, pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença; em caso contrário, abstém-te de o ajudar." Sócrates

A doença é uma das coisas mais tristes que existem. Não julgo uma dor de dente com um câncer terminal. A dor é a mesma, cada ser humano reage de formas adversas. Uns podem ficar tristes, abalados, chorosos etc. Mas a dor, é dor. Sei como é difícil passar por um câncer na família, minha esposa viveu isso e eu vivi diretamente isso também. Foram momentos tristíssimos, porém foram momentos de gargalhadas extremas e revigorantes. Como assim, você ria com sua esposa em um momento tão crucial, entre a vida e a morte? Claro! Não podemos nunca deixar de viver e ser feliz da maneira como a vida nos leva. Felizmente, nossa casa era a atração de vários amigos queridos e pessoas maravilhosas. Sempre iam na sexta ou sábado e voltavam no domingo. Era uma fará de salgados, doces, bebidas, jogos etc. Era a vida que eu poderia proporcionar para ela, uma vida de muita alegria e muito amor com seus grandes amigos. Todos sabiam dos tumores malignos e não se importavam com isso. Só a presença dela, era o suficiente para manter a casa linda, serena e cheia de paz. Não sei se já disse o nome dela, acho que ocultei essa informação para não expor mais ainda sua bela lembrança. Seu nome era Ana Paula, linda, de caráter forte e destemida como nunca vi. Ela não tinha medidas para nada, se queria dançar, dançava. Se queria sair, saia. Se queria dirigir, dirigia. O esforço para viver, vinha naturalmente e a vontade de viver sempre era exposta e nunca contida. Tivemos muitas lutas, várias operações, internações, exames, remédios, porém sempre com um sorriso largo no rosto e a vontade de ser sempre o que ela era: feliz! Sempre tive uma frase muito famosa, que era assim: Sempre minha, sempre sua, sempre nosso...



quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

“Onde há amor e sabedoria, não tem temor e nem ignorância.” São Francisco de Assis

Tão lindo as palavras de São Francisco de Assis! Sem amor e sabedoria, não haveria temor e ignorância aos povos. Fico muito grato de poder ler e escrever algo sobre ele. Queria ter um coração puro e sem maldades, livre de pensamentos ruins.  


"Todo mundo busca a paz interna tamo aqui pra ser lanterna..." Fernando Anitelli

A paz interna, me corresponde como a luz que podemos passar para as pessoas, em se manter vivas e felizes. Sou uma pessoa filantropa, que faz com que as pessoas se importem com elas e não comigo. Tive alguns problemas de saúde, mas estou ótimo e pronto para andar meus 18 km às 5 horas da manhã. Faz tão bem para mim! É o verde que me nutri e aflora o que sinto que tenho por Deus. Então, vamos pensar sempre positivo e sempre verdadeiro. Tenho certeza que se muitos fizessem isso, o mundo estará muito mais feliz...


"A estrela que eu escolhi não cumpriu com meu pedido e hoje não a encontrei. Pois caiu no mar, e se apagou." Fernando Anitelli

Estrelas verdadeiras, não se encontram por aí, em cada esquina de um universo tão denso. Sempre acreditei que as estrelas fossem borboletas, voando diante de uma noite serena, sem som, porém com uma leveza extraordinária. Com meus 35 anos, sei que as estrelas são pontos luminosos e duram quase que eternamente. Mas, acredito que as borboletas são as opções mais lindas e sinceras, que uma criança pode desejar ter. 


"Só, Enquanto Eu Respirar. Vou Me Lembrar De Você. Só Enquanto Eu Respirar..." Fernando Anitelli

Só, enquanto eu respirar... pensarei em você. São palavras tão doces e de versos e poesias tão verdadeiros. Queria ter o dom de poder escrever algo tão bonito e maravilhoso para alguém. Um alguém que faça a diferença e que me deixe de pernas bambas ao chegar no meu lado. Acredito tanto no amor...  Eu acredito tanto nele... Enfim...


"Poesias..." Fernando Anitelli

"Tem beijo que parece mordida
Tem mordida que parece carinho
Tem carinho que parece briga
Tem briga que aparece pra trazer sorriso

Tem sorriso que parece choro
Tem choro que é por alegria
Tem dia que parece noite
E a tristeza parece poesia

Tem motivo pra viver de novo
Tem o novo que quer ter motivo
Tem aquele que parece feio
Mas o coração nos diz que é o mais bonito"

Fernando Anitelli


O beijo faz tão bem a todos os seres humanos. Não importa se a pessoa não tem sentimentos verdadeiros ou detesta um beijo dado de boa vontade. Todos gostamos de ser abraçados e de sentir que a presença de um pequeno beijo, é a alegria que a pessoa precisa para continuar sorrindo. Sorrindo para a vida! Não tenho muito o que falar sobre essa poesia tão significativa e sobre essa pessoa abençoada por Deus e rica em alma e espirito.


"Tudo o que não se conhece é tido por magnífico." Tácito

Nada é tão magnífico quando o amor que sentimos pelas pessoas desamparadas de saúde e de alma. Infelizmente as pessoas não lembram do sentido básico da vida, que é a saúde. O objetivo desse site é promover a saúde a cima de tudo. Não tenho vergonha de contar meus casos e dizer o quanto foi difícil para mim sair de onde eu estava. Foram mais de 10 anos de muita luta, muita dor, muitos sentimentos ruins e desesperos inaudíveis para vocês, porém uma tortura para mim. Porém, tive a chance de lutar e ver que a vida é repleta de muita alegria e vontade de viver. Para que ficar deitado atoa e não levantar e pegar um pouquinho de sol! Penso muito nas pessoas que precisam de ajuda ou nas famílias que precisam de apoio. Fico pensando o quanto é difícil saber que você tem uma doença, mas a cura é negada, negada pelos próprios contribuintes e não só ao Governo. Fico triste em saber que coisas ruins que falam de doenças que são totalmente curadas ou que possuem um tratamento digno para a sobrevivência, sejam esquecidas. Hoje, lembrei de Fernando Pessoa, que dizia assim: “Tenho em mim todos os sonhos do mundo.” Eu tenho esse sonho de ajudar e acolher pessoas que precisam de ajuda, que precisam de uma sabedoria ou que precisam de um abraço amigo. Isso não dói! Não dói mesmo! Isso alimenta a alma e o coração de quem faz acontecer. Pense nisso...


"A poesia é ao mesmo tempo um esconderijo e um altifalante." Nadine Gordimer

A poesia, a simples poesia de um velho ou um novo escritor, é uma coisa maravilhosa aos ouvidos das pessoas cultas de coração e alma. Seria hipócrita em dizer que a poesia deve ser contada aos quatro ventos e estimulada ao saber de cada criança? Sim, eu acho. Tenho a plena convicção de que a poesia em sim, bruta ou não, deva ser estingada e projetada nas cabecinhas de cada ser humano. Seria bom um altifalante, gigante e do tamanho de um prédio. Assim, todos saberiam as poesias que escondemos debaixo do coração.   

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

"A História se repete. Esta é das coisas erradas com ela." Clarence Darrow

Não sei que história é essa, que se repete e se repete, e as coisas erradas sempre acontecem. Mas as histórias comigo sempre se repetem, se repetem e se repetem constantemente. Essas repetições complicadas demais, não são o meu tom. Não tenho paciência para essas miscelâneas desconstruídas.

"Faz que cada hora da tua vida seja bela. O mínimo gesto é uma lembrança futura." Claude Aveline

A vida é bela demais! Por que não tratar a vida, como ela realmente deve ser tratada. Tenho momentos tristíssimos para contar, mas para que contar algo que já passou. Eu prefiro ficar com os aromas das flores, com a quentura do sol e com o vento pairando por entre nossos cabelos. Eu curto muito minha vida e tenho certeza que muitas pessoas curtem também. Infelizmente existem pessoas que não estão nem aí para a bela da vida. Fazer o que!

"É preciso primeiro encontrar, depois cortar, para chegar à carne nua da emoção." Claude Debussy

Eu encontrei a carne nua da emoção algumas vezes da minha vida. É uma cena deplorável, mas senti que era necessário chegar ao ponto onde estava. A emoção não existia e o pudor não me abalava mais. Por que chegar nesse ponto da vida? Não sei. Acho que era um ponto que eu precisava passar. Porém, o tempo cura todas as feridas, principalmente o da emoção estraçalhada e destruída. Hoje sou um novo homem, cheio de vigor e um alto astral impecável. Acredito muito na dor que nos inflige durante a vida, mas não para a pura dor de fato, e sim pela maturidade que construímos.

"A arte é a mais bela das mentiras." Claude Debussy

Não acredito que a arte seja a mais bela das mentiras. Prefiro sempre saber a verdade, nua e crua. Doí, magoa, entristeça o coração e deixa-o mais incapaz de se abrir para outras pessoas. Eu sou assim, sou sincero demais, não me arrependo nunca. Sempre prefiro escutar, da forma que for, quando for e na situação que for. Acho muito mais natural e digno de se saber.

"Não lamente o que podia ter e se perdeu por caminhos errados e nunca mais voltou." Cora Coralina

A vida nos leva a caminhos errados sempre, durante toda a sua vida. Devemos ter a hombridade de saber qual caminho tomar. Sempre tive um pensamento bem peculiar em relação a caminhos a serem traçados. Lembro com muita saudade, de uma conversa que tive com minha esposa. Era tarde da noite, um céu estrelado, lindo por sinal. Falávamos sobre caminhos a serem seguidos, diante de obstáculos gigantes e enormes que deveríamos tomar. Porém, que deveríamos seguir juntos a estrada correta. Eu sempre dizia a mesma coisa: que temos dois caminhos a serem percorridos. Um era o caminho mais curto, podendo ser mais rápido, porém mais incerto. O outro era o caminho sinuoso e tortuoso, cheio de obstáculos, porém esse seria a caminhada que levaria a felicidade. Tomamos o segundo caminho. Infelizmente a morte era certa para ela, havia falecido de câncer. Infelizmente não tinha mais solução. Continuei seguindo o mesmo caminho, tortuoso, cheio de magoas, cheio de arrependimentos superados, cheio de grutas escuras, onde fiquei durante um bom tempo. Mas o sol brilhou e veio uma voz dizendo que eu estava no caminho certo. Ainda cruzo a mesma estrada sinuosa, porém com muito mais alegria e amor no coração. São esses sentimentos que sempre aprendemos com nossos pais e avós. Eu juro, de coração aberto e livre de tristezas, que sou muito feliz. Eles são impecáveis nos seus ensinamentos. 

"Mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros." Cora Coralina

Nos meus passos não existem tristezas. Somente conto com as alegrias que a vida me proporciona e nada mais. Para que, levar tristezas, se posso viver alegrias intensas. Dos ombros caídos diante de meus aborrecimentos, não existem nas minhas costas cansadas, a desilusão. Sou um perito, mas temos que vive-las cada vez mais e nos tornarmos fortes diante de suas desilusões. Por isso que sempre digo que as pernas são a trajetória da nossa existência. Pois sem elas, não viveríamos e não gozaríamos de uma beleza pura e divina, que é uma caminhada sem pesos adicionais aos ombros. 

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

"Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça." Cora Coralina

Eu recrio minha vida constantemente! Como se delas viessem coisas belas e delas viessem coisas mais belas ainda, e tudo se transforma em algo maravilhoso. A vida é uma lição a ser apresentada a cada segundo. Não podemos deixar a vida se acomodar e ser simples espetadores da própria vontade. Devemos ser as pessoas que fazem nossa própria orquestra. Isso é a vida sendo vivida. Minha vida, eu já tracei. E você?

"Ser feliz é para quem tem coragem." Dona Canô

Realmente a felicidade é algo exorbitante para mim. Não tenho como descrever em palavras o quanto isso é belo. Ser feliz é para quem pode e tem a coragem de dizer isso de maneira tão singular e ímpar para quem escuta. Dona Canô, você era uma pessoa de coragem. Amém para você...



"A solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais." Arthur Schopenhauer

A solidão me traz tristezas. Não sei se seria excepcional ou não, essa sorte que a solidão nos proporciona. Acho que é a tristeza nos olhos de quem nos vê. E segue muito mais fundo e muito mais doloroso do que a própria sinfonia. Profundo? Não sei. É o que sinto...

domingo, 18 de janeiro de 2015

"É bom aprender a ser sábio na escola da dor." Ésquilo

Conheço essa história tão bem: a escola da dor. A dor foi me pegando aos poucos, me trazendo para um lugar bem fundo, para a desesperança. Era um cão de rua, preto, e sem nenhuma conotação de ser um bom cachorrinho. Ele me levou, como seu eu não tive mais vida e me largou nunca buraco escuro, gélido, amargo pela vida e o único sol, estava tão distante dos meus olhos. Esse mesmo cão, preto, me levou durante cinco vezes ao mesmo buraco, mais escuro, mais sombrio, mais gélido e de um amargor inigualável. Me senti sozinho, não conhecia ninguém, e a única coisa que poderia fazer; era chorar. Um choro triste, pesado e de magoas tão profundas. Só que durante esse pesadelo, tinha uma coisa que soprava no meu ouvido. Acho que era uma voz, que sussurrava bem lentamente: “Olhe para luz!”. Tenho certeza que era Deus me guiando, de uma forma tão pura e inocente, que aquilo começou a fazer sentido para mim. A cada passo que eu dava, a cada pedregulho que segurava e me levantava mais alto, eu via um pouco da luz que vinha do céu. Era uma luz tão bonita, como se fosse um belo dia de sol nas Paineiras. Subi, subi, subi muito, minhas pernas estavam cansadas, meu corpo doía demais. Sempre que passamos por estes grandes desafios, nos deixam marcas, feridas, dores e um arrependimento avassalador. Mas não pensava nisso, eu tinha um único objetivo, que era pegar a luz do sol é pôr no meu bolso. Era um mimo? Não sei. Mas era uma coisa linda de se fazer. Subi todos os degraus, e quando cheguei lá em cima, vi que a vida era uma coisa tão bela, tão cheia de amor e tão gratificante aos olhos das pessoas que conseguiram subir os buracos mais profundos do que o meu. Felizmente tive alguns buracos: pequenos, médios e grandes. Porém subi todos com uma força ímpar e um poder maior que supria o meu coração. Será que era Deus que me levantou e me abençoou através de cada obstáculo que surgia durante a jornada? Eu acho que era. A vida me ensinou a ser mais humilde diante das pessoas. Eu tive todos os problemas inimagináveis, que abalariam um coração de uma pessoa sem muita fé. Fazer duas operações de coração, ter uma esposa falecida pelo câncer, ter uma depressão profunda, ter dois acidentes vasculares cerebrais e um marca-passo. Mas, existem pessoas piores do que eu, pessoas que precisam de uma ajuda valiosa e uma esperança que só Deus pode dar. Eu aprendi a minha lição da maneira mais dura possível. Mas, hoje sou uma pessoa abençoada e feliz. Tudo que faço na vida, faço para o meu próprio bem. Sempre ando meus 10, 18, 24 ou 30 km pelas grandes trilhas da floresta da Tijuca e faço academia. Isso me faz um bem tão grande e maravilhoso. Queria poder ajudar muitas pessoas que precisam de uma força, para superar esses obstáculos e essa falta de carinho dentro do coração.

"Os malvados que têm sucesso são insuportáveis." Ésquilo

Graças a Deus não sou malvado. Agora me diga uma coisa, como os malvados conseguem tudo o que querem? Não sei! Teria que ser malvado para conseguir uma explicação lógica para isso. Sou uma pessoa tão tranquila e de passos firmes no chão. Não quero nada que me traga algo de bom no futuro e me transforme em um malvado às avessas. Sou feliz do jeito que sou. Pois tenho o verde da floresta e o azul do céu.